DIVERSIDADES LITERÁRIAS NA ESCOLA
JUSTIFICATIVA:
Depois de analisarmos e discutirmos a Proposta Curricular da
Rede Municipal de Educação, sendo vista,
dentro de uma perspectiva de letramento, onde a base de todo o processo, se faz
com o entendimento dos vários gêneros do discurso, isto é, nas diversidades
textuais que apresenta na sociedade.
Depois de analisarmos e discutirmos a Proposta Curricular da
Este vasto
campo de leituras literárias podem ser trazidos para sala de aula e através da
escrita que se lê, sente, ouve e vê, desenvolvendo as capacidades e habilidades
de conhecimentos em nossos educandos.
Assim sendo
se faz necessários dois dias de exposição literária na escola, para poder
expressar, um amplo conjunto de trabalhos literários, cultivando nossa
literatura vigente, histórica e cultural, através de vários textos que servirão
como meio e comunicação, que expõe as diferentes intenções de informar,
convencer, seduzir, encantar, entreter, comunicar, sugerir, avisar, orientar,
recitar, falar, dentre muitas outras manifestações literárias, onde os textos podem
ser
caracterizados
em: Textos humorísticos, textos
literários, textos instrucionais, textos informativos.
Todo o
processo ampliará conhecimentos e sintetizará o que possa ser significativo na
vivência de nosso fazer pedagógico, lembrando que a informação faz parte da
nossa sobrevivência intelectual, física e humana, melhorando nossa qualidade de
vida.
Proporcionar
diferentes conhecimentos Literários, desenvolvendo e incentivando o encontro
prazeroso com as diversificadas leituras.
Desenvolver
a oralidade, quanto a ser um pré- requisito em situações de leitura e produções
textuais.
Trabalhar a
capacidades e habilidades de persuasão e argumentação, dentre uma compreensão
de leitura significativa para o educando.
Possibilitar
interação com as leituras de grupo e individual, para que no final de todo
processo de integração, possa se produzir o seu próprio texto, e ser autônomo
no seu saber e fazer.
Desenvolver
a capacidade de organizar pensamentos e aperfeiçoar vocabulário.
Desenvolver
expressões corporais e orais, através das dramatizações e interpretações de
textos.
Oportunizar
a construção de conhecimentos, quanto à identificação e convivência de valores
e atitudes, a interação social, a cooperação e a integração do grande grupo.
CONTEÚDOS
*Livros de
histórias infantis e infanto- juvenil
*Biografias
e obras de escritores
*Relatórios
e experiências (Resgatando memórias)
*Entrevistas
(Escritores locais)
*Pesquisas
de escritores, pintores e livro.
*Filmes
(Sobre: O Sitio do Pica Pau Amarelo)
*Textos
diversificados:
Humorísticos
(Histórias em quadrinhos, piadas, adivinhações, jogos, charges, cartuns).
*Textos
Literários (Contos, lendas, fábulas, poemas, parlendas, trava-línguas, cantigas
de roda, crônicas, diários, novelas).
*Textos
instrucionais (Receitas, manuais de instruções, regras de jogo, regulamentos)
*Textos
informativos (Pesquisas, biografias, notas de enciclopédia, artigos, mapas,
Definições, relatos e experiências)
*Na semana
que antecede o dia Nacional do livro infantil e infanto- juvenil, que será dia
18 de abril, convidamos os professores da escola: E.E.B.M.Prof: Alda Santos de
Vargas, para fazer dois dias de exposição literária na escola.
*Cada turma
do infantil ao 9º ano, envolvendo os professores de hora atividade e o2º
professor, bibliotecárias, ciranda da leitura, todos escolherão um texto literário
ou outra atividade relacionada á literatura, para trabalhar com os alunos,
incentivando-os a leitura, sendo feita uma exposição e se possível, explanação em
forma de teatro no auditório.
*Pensar de
que forma criativa e original, poderá contribuir com a exposição do trabalho em
turma.
*As
apresentações acontecerão em dois dias da semana do dia 18 de abril.
* Os
professores se possível trocar ideias entre si, para não coincidir o mesmo
trabalho nas apresentações.
*Seguindo com apresentações, que serão
escolhidas para atuar (Nem todas as atividades serão representadas num mesmo
horário de apresentações)
Poemas e poesias
História infantil clássica
Historia infantil atual
Fábula
Música
Expressão corporal (estatua)
Historia em quadrinhos
Provérbios modernos
Carta
E mail
Reportagem
Entrevistas ( moradores antigos e escritores locais)
Resgate de Memórias ( História do bairro e escola)
Entrevistas ( moradores antigos e escritores locais)
Resgate de Memórias ( História do bairro e escola)
Propaganda
Crônica
Expressão plástica (artes)
Comunicação musical
Noticia
Panfletos
Livros- diversos
CD(música)
DVD( filme, documentário)
Jornal
Gibis
Textos (diversificados)
Papeis coloridos
Aparelho de som
Papel pardo
AVALIAÇÃO
*Compromisso, participação e integração
de todos, quanto à realização do projeto, sendo que todos fazem parte de um
contexto maior de aprendizagem e Educação.
SOMBRIO-12/03/2013
Escola: Alda Santos de Vargas
Parabéns Angela!!! você é muito dedicada...
ResponderExcluirbeijos